Ajustes no molde básico para fazer saia tulipa

Olá!

Para confeccionar qualquer modelo de alguma revista ou criar o seu próprio,  é preciso interpretar os detalhes da roupa. E isto também se aprende com observação. Uma das formas é em lojas de moda que possuem  roupas de qualidade, onde você pode fazer uma verdadeira análise do modelo ao experimentá-lo. Olhe como se adapta ao corpo, o caimento, as costuras, o acabamento, e todos os detalhes do direito e do avesso da peça...

Foto: Reprodução

Talvez a imagem não colabore, mas os modelos de saias tulipa da foto acima possuem semelhanças e diferenças.

Foto:Reprodução

Baseando-se no modelo acima para fazer a saia tulipa, pode-se adaptar o molde de saia reta e abrir um corte no centro, afastando o molde; mais ou menos como na foto abaixo. Será necessário ajustar a cintura, a curva  do quadril e a barra... A distância da abertura é  para as preguinhas ou franzido. (Veja que não são profundas e suavisam-se na altura do quadril.) O afunilado da barra deve ser na largura desejada, mas não deve ser justo.

Para um modelo mais soltinho

Para um melhor caimento, pode-se cortar o molde no tecido enviesado; como se faz com os godês e alguns evasês... Mas também podem ser cortadas em fio reto.

Para volume somente na parte de cima
(Acerte linhas de cintura e quadril)

(Recomendo fazer os ajustes e testar em tecidos aproveitados daquela roupa que você não quer mais usar, antes de cortar no tecido definitivo.)


Devido a algumas limitações técnicas da própria mídia, a proposta do Alinhavos de Moda não é de ensinar o beabá da costura. Apesar disto, esta foi uma tentativa de atender à uma leitora, e, trata-se apenas  de uma "noção" sobre algumas formas de fazer... (Mas é claro que também existem outras técnicas!)


O molde de saia reta está no link acima. E se você deseja inspirar-se em vestidos tulipa, veja aqui!

E você já ouviu falar em MANGA TULIPA?

Limara Lis
V Vitrine