.

23 de jan de 2010

Ligação de uma saia reta ao corpo de uma blusa

Na hora de confeccionar um modelo cortado na cintura, você quer saber como unir a linha da cintura da saia ao corpo da blusa. Então vamos lá!

Primeiros passos:

Antes de executar a costura da cintura proceda da seguinte forma:
1) Aplique um ponto de fixação nas beiradas, tanto no corpo quanto da saia;
2) Forme todas as pinças ou pregas;
3) Cosa todas as costuras, faça o seu acabamento e abra-as a ferro;
4) Aplique um ponto para embeber na costura da cintura da saia. Esta última operação realiza-se pelo direito, sobre a linha de costura da cintura, interrompendo os pontos nas costuras laterais e deixando pontas de linha de 7,5 cm. Se tiver que embeber o corpo, siga as instruções do molde.

Para uma saia justa.

1- Vire a saia para o avesso e o corpo para o direito. Faça deslizar o corpo para dentro da saia. Acerte e prenda com alfinetes as beiradas em fio, fazendo coincidir as costuras laterais, o meio da frente e das costas e todos os sinais de encontro. Aplique um ponto de embeber na saia se esta for ligeiramente maior do que o corpo.

2- Puxe as linhas do ponto para embeber até que cada parte da saia se ajuste perfeitamenteà parte correspondente do corpo. Arremate as linhas do ponto com um nó. Distribua a roda uniformemente na área compreendida entre a distância de 5 cm. de cada lado do meio da frente e das costas. Pregue alfinetes a pequenos intervalos e alinhave.

3- Faça a costura da cintura de beirada a beirada da abertura. Reforce a costura no início e no fim com um ponto atrás. Nesta fase, será mais fácil trabalhar de o corpo estiver dentro da saia, como foi feito ao alfinetar e alinhavar, e se a costura for feita pelo lado de dentro e ao longo da linha de costura do corpo, tal como se vê na gravura acima.

4- Apare as extremidades das pinças e as margens da costuras. Retire os alinhavos. Passe a costura a ferro. No acabamento da costura, siga um dos processos seguintes: una as margens da costura com ponto de ziguezague ou aplique uma fita de reforço. Retire o corpo do interior sa saia e volte a passar a costura a ferro.

(Imagens e texto extraídos de "O Grande Livro da Costura")

Limara Lis
Alinhavos de Moda


2 comentários:

  1. Oi Td bem?!

    Nossa, seu blog émuito legal. td bem explicadinho =D

    Se fosse possível eu gostaría que vc falasse um pouco sobre blusas, molde básico e como variar os modelos apatie dele, eu tenho uma certa dificuldade com as blusas sabe... eu costuro à pouco tempo..mas naum consigo fazer um molde q fique certinho em mim, será q vc pode dar algumas dicas.

    Desde já agradeço e parabéns pelo blog!

    Te add no meu reader tá?! vou ficar de olho nas novidades por aki....

    Bjo
    Taís

    ResponderExcluir
  2. Oi, Taís!

    Obrigada pela presença e participação!
    Olha, um molde de blusa exatíssimo é difícil. Sempre precisa de adaptações e ajustes. Mas ele pode ficar com o mínimo de ajustes se você tirar suas medidas corretamente. Acertar na medidas é o primeiro passo.

    Assim que possível, farei uma matéria com um molde básico de blusa.

    Aguarde!

    Beijos.

    ResponderExcluir