.

27 de jan de 2010

Para unir o corpo da blusa a uma saia franzida

Vai confeccionar um vestido com saia franzida?... Continuando os nossos "alinhavos" sobre a linha da cintura e ligação de uma saia reta ao corpo de uma blusa, hoje é para você que vai unir o corpo de uma blusa a uma saia franzida.

Acompanhe as dicas e clique na imagem para ampliar e ver detalhes:



1- Use um ponto comprido (o maior da máquina, que serve para franzir) e alinhave à máquina pelo direito e ao longo da linha da costura da cintura. Divida a carreira de pontos de modo que comece e acabe no meio das costas e nas costuras laterais, pelo menos a 15 mm.das linhas de costura verticias. Da mesma forma, aplique uma segunda carreira de pontos de franzir, 6 mm. acima da primeira.

2- Virte a saia para o avesso e o corpo para o direito. Faça deslizar o corpo para dentro da saia, ficando direito contra direito. Coloque par a par as beiradas em fio e una as duas peças com alfinetes no centro da frente e das costas, nas costuras laterais e nos sinais de encontro. Volte a prender nos pontos intermediários dos anteriores, distribuindo cuidadosamente o tecido.

3- Puxe as linhas da bobina até que cada porção da saia assente perfeitamentesobre à parte do corpo correspondente. Dê um nó nas linhasou prenda-as em torno de alfinetes colocados verticalmente. Distribua a roda uniformemente para que não sejam visíveis quaiquer dobras. Pregue alfinetes a pequenos intervalos.

4- Costure a cintura pelo avesso da saia, de abertura a abertura. É mais fácil costurar com a saia dentro do corpo. Costure devagar, fazendo avançar o tecido cuidadosamente e evitando que formem quaisquer pregas ou dobras. Apare as pinças e as margens da costura a atravessar. Retire os alinhavos visíveis pelo direito.

5- Passe a costura a ferro tal como foi costurada e, em seguida, retire o corpo do interior da saia. Para evitar vincar o franzido, ao passar introduza o bico do ferro entre eles. Acerte as margens da costura pelo lado do corpo. Faça um acabamento da costura, unindo as beiradas em fio com um ponto de ziguezague ou aplique uma fita de reforço.

(Texto e imagens extraídos de "O Grande Livro da Costura").


Nenhum comentário:

Postar um comentário