.

2 de mar de 2010

Versatilidade da malharia na confecção de moda

O slogan de uma certa fábrica de malhas que é referência em qualidade serve para ilustrar o apelo sensorial deste tecido: "Gostosa como um abraço".

(Fotos: Reprodução Malwee)

A malharia é muito utilizada na criação de roupas esportivas, moda praia, moda íntima,  e trajes confortáveis, práticos e descontraídos para o dia a dia. Existem vários tipos de malha, com diversos graus de elasticidade e diversas misturas de fios sintéticos ou naturais, sendo que o algodão e a lycra são muito usados em proporções variadas na composição das mesmas.


A modelagem para a criação de roupas de malhas é bem mais simples e desestruturada que a modelagem para tecidos planos. Mais ajustados ao corpo ou em formas amplas e fluídas, estão muito presentes na moda jovem e fazem uma parceria perfeita com o jeans, que também é sinônimo de juventude e informalidade. Muito usadas na produção de camisetas, regatas, saias, vestidos, shorts e muitas outras peças do vestuário masculino e feminino, adulto e infantil, e se beneficia de cores e de estampas diversas.

Além da elasticidade, a textura, a leveza e a suavidade ao contato com a pele, são alguns pontos fortes deste tipo de tecido. Entre os pontos fracos, especialmente as malhas finas e sem forro, evidenciam as imperfeições do corpo; que geralmente se quer disfarçar. Algumas formam "bolinhas" ao atrito e ao uso constante.

É um tecido de baixo custo, que bem utilizado, atende às diversas camadas sociais.


O texto acima não é nenhuma pesquisa, mas apenas a minha observação pessoal. Por isso,  dê também a sua opinião em comentários, certo?


Limara Lis
Alinhavos de Moda


2 comentários:

  1. Limara:
    Nada como uma roupinha de malha para ficar à vontade. Aliás, com toda a criatividade no mundo da costura, até em ocasiões um pouco mais formais, a malha aparece dando o tom e chamando atenção para o conforto que vale mesmo como um abraço.
    Bjos

    ResponderExcluir
  2. Oi, Maria Teresa!

    Visita gostosa a sua! As malhas são mesmo muuuuito confortáveis.


    Beijos e ótima semana!

    ResponderExcluir