.

30 de out de 2011

Corset, corselet, corpete ou espartilho em foco!

 "Olá, Criativa! Este texto eu escrevi anteriormente para o V Vitrine e agora faz parte do Alinhavos de Moda"

 Sem querer desvendar profundamente a história do corset, peça do vestuário que apesar de pouco espaço para o tórax renderia muito e muito "pano pra manga": O corset, corselet, corpete ou espartilho foi criado inicialmente como peça íntima feminina, com a aparente finalidade de deixar as mulheres do passado com cinturinha de vespa, ou de pilão.

 Já foi símbolo de beleza feminina, de elegância, e, talvez de opressão. Em "E o Vento Levou", famoso clássico do cinema, a inesquecível personagem Scarlett O' Hara demonstra seu incômodo e contrariedade em relação ao costume de sua época: ter que "espremer" ou comprimir o corpo ao amarrar-se nesta peça, que era quase uma armadura, pois tirava a liberdade de certos movimentos, além de algumas vezes dificultar a respiração.
O corset em cena de "E o Vento Levou"
(Cena de "E o Vento Levou")

 Ainda bem que atualmente não é de uso obrigatório, mas algumas mulheres ainda teimam em usar esta peça para moldar o corpo: É que o corset ganhou status de sedução!
Corselet de Dita Von Tesse
(Dita Von Teese)
 A modelagem acinturada inspira não só a criação de lingeries, mas também tops e diversos modelos de vestidos em versões que valorizam as curvas femininas, com toques de romantismo para o dia, ou doses de ousadia e sensualidade para a noite.
Vestido-corset: saia e corpete.
(Débora Secco)
vestido-corset: saia e corpete.
(Giselle Bündchen e Ivete Sangalo)

 Algumas celebridades não perdem a oportunidade de mostrar seu corpinho "violão" em corpetes sensacionais. (A propósito, o branquinho de laise de Débora Secco é inspirador, não é?)



Mais ideias: 

Que tal uma noiva em versão de vestido espartilho com costas trançadas?
Vestido de noiva
(Reprodução / site Revista Manequim)

Limara Lis
Alinhavos de Moda

Nenhum comentário:

Postar um comentário