.

6 de mar de 2012

Saia envelope / Saída de praia / Saia em pontas

 Esta é uma saia envelope com saia e sobresaia do mesmo tecido. Ela pode ser usada como saída de praia e também em passeios informais. O modelo tem barra irregular em pontas triangulares; que eu chamo de "saia pétala" ou "saia em pontas"; obviamente por causa das pontas na barra. E o melhor é que, é bem fácil de fazer pois só leva costura na bainha tipo lenço, nas pences e no cós: Não tem costuras laterais!

 É uma variação da saia envelope, com uma espécie de sobresaia. Ou seja, são duas saias unidas pelo cós. (Se preferir também pode fazer com barra reta, porém com a parte superior mais curta que a inferior. Ou, ainda, fazer apenas uma única peça.)

 O tecido da saia abaixo é leve, semitransparente e com bom caimento. E a amarração do modelo eu fiz com rolotê, porém ficará mais firme na cintura se for presa por uma faixa na largura desejada. 
(Ensaio)
(Os recortes são complementares...)
 

 Detalhes:
- O tecido tem 1,40 cm de largura e a saia tem 94 cm. de comprimento (cada uma das partes). São duas partes com as pontas desencontradas. (Onde a ponta triangular desce na saia inferior, na sobresaia ou saia superior é o contrário, ou seja, sobe um recorte.
- A pence tem 12 cm. de comprimento por 2,5 cm. de largura.
- Distância entre as pences 17,5 cm. 
- Bainha lenço.
(Sendo que minhas medidas atuais são 102 cm. de quadril e 84 cm. de cintura - total da circunferênia. Lembrando que o comprimento da minha saia é 94 cm.)
Bem, por causa da câmera e da(s) fotógrafa(s) as imagens não apresentam nitidez, mas dá para ver que é um modelo diferente do convencional; personalizado ou exclusivo.

Dica:
O que dá charme ao modelito é uma estampa diferenciada com detalhes abstratos ou geométricos. É importante para valorizar o detalhe da barra.




Limara Lis
Alinhavos de Moda