.

22 de mai de 2013

Sobre os moldes publicados no site


O Alinhavos de Moda é um cantinho para a gente se encontrar, "papear" e falar com descontração sobre assuntos de moda. E, você já sabe que o objetivo não é ditar regras e nem ensinar, apenas inspirar...

Mas, só para evitar equívocos, os poucos moldes de roupas publicados aqui no Alinhavos de Moda estão entre os assuntos mais procurados. Por isso, é preciso deixar claro que: Os moldes de roupas publicados no site são os que eu utilizo - ou utilizei - e que já testei e aprovei para o meu uso pessoal. Aqueles em que eu tive que fazer muitos ajustes ou não gostei, não foram publicados. De qualquer forma, eu não me responsabilizo pela eficiência de qualquer molde, mesmo porque não sou a criadora de nenhum método ou técnica e nem conheço todos os métodos existentes para criar roupa sob medida. Acho que dificilmente um molde será 100% perfeito, pois cada pessoa tem um formato de corpo diferente, mesmo quando por acaso apresentam as mesmas medidas. Além disso, sabe-se que para elaborar qualquer molde de costura com o máximo de acerto, é importante muita atenção para que ao tirar as medidas do corpo estas sejam o mais corretas possível. Até onde sei, geralmente é considerado comum que roupas cortadas através de qualquer molde apresentem necessidade de pequenas alterações ou ajustes. Por isso, entre outros cuidados, é necessário deixar sobras na costura e fazer pelo menos duas provas antes de concluir a peça. Também é importante testar qualquer molde nunca antes utilizado em algum tecido de qualidade inferior (retalhos, roupas velhas e etc.), antes de cortar no tecido definitivo.

Quanto aos links para moldes externos, apesar de achar interessantes e considerar que possam ser úteis, tanto para mim quanto para mais alguém, na maioria das vezes eu não tenho tempo de testar esses moldes. Por isso, normalmente eu aviso na postagem que os mesmos não foram testados por mim.


E qualquer outra dúvida em relação à esse assunto, por gentileza entre em contato que eu tentarei esclarecer.

Limara Lis
Alinhavos de Moda

Nenhum comentário:

Postar um comentário