.

15 de jun de 2013

Livro de moda "O vestido de Noiva" e as curiosidades

Como eu disse que ia tentar falar sobre o que achei do livro de moda "O vestido de Noiva - Inspiração fashion para noivas e estilistas"... então vamos à noiva entre pétalas de rosas, chuvas de arroz e bolhas de sabão:
"O vestido de noiva é o traje mais caro, glamouroso e especial que uma mulher irá vestir em toda a sua vida. É também uma importante demonstração de estilo tanto da noiva quanto do estilista." (Início do texto de apresentação na contracapa do livro O vestido de Noiva.)
Livro de moda "O vestido de Noiva" e as curiosidades


O livro mostra a história do vestido de noiva de 1900 até os dias atuais em dez capítulos com fabulosas imagens e texto interessante:

Uma Princesa de Contos de Fadas;
Sem Barulho. Sem babados;
A Deusa;
A Donzela;
O Convencional e o Alternativo;
Norte, Sul, Leste Oeste;
O Ritual;
Virgem, Mulher Fatal, Mãe, Esposa;
Cores;
O Detalhe é Tudo;


Curiosidade:

Este vestido de noiva abaixo levou 600 horas para ficar pronto. Foram 248 laços feitos à mão sobre o vestido e a cauda. Note que os laços começam pequenos e vão aumentando proporcionalmente de tamanho, e eu brinquei com a minha filha que o vestido de noiva dela seria assim, cheio de laços, mas desisti quando ela me disse que eu teria que fazer o vestido! (Risos!)
Livro de moda "O vestido de Noiva" e as curiosidades
Casamento do príncipe Holandês Johan Friso e Mabel Wisse Smit em 2004. (pág. 175)
 (Que me desculpem, mas não posso dizer sim para a cauda do vestido!)
Livro de moda "O vestido de Noiva" e as curiosidades
Na cauda do vestido os laços são maiores e termina em laços com pontas. (pág. 309)


O livro é uma viagem instigante que nos leva a conhecer (ou bisbilhotar) curiosidades de casamento de princesas, divas do cinema, celebridades e pessoas influentes da história, e a pensar sobre os longos metros de tecido, os adornos, o modelo escolhido à dedo e tudo o que gira em torno do vestido de noiva.

Livro de moda "O vestido de Noiva" e as curiosidades
A atriz Carol MeComas usa em 1905 um vestido de inspiração belle époque. (pág. 313)

Deixa à tona que o vestido noiva é bem mais que um simples vestido de casamento e que por trás dele há ideias polêmicas cheias de significados relacionados à diferentes culturas e estilos de vida. O poderoso vestido está relacionado à condição social, personalidade, religiosidade e às tradições familiares, entre outros.
Livro de moda "O vestido de Noiva" e as curiosidades
Noiva em 2007 na Macedônia, numa região onde casamentos duram 3 dias e misturam religiões cristãs e pagãs. (pág. 184)

E que o vestido de noiva carrega sonhos, fantasias, desejos, idealizações e até frustrações. Por ele, tem gente que quer parecer o que não é... (gente que faz dívidas)... O vestido de noiva pode enlouquecer muita gente. (Risos!)

Bem, esta foi apenas uma "piscadela do meu olhar" sobre o livro, mas você mesma pode fazer as suas próprias interpretações sobre as mais de 300 páginas de "O Vestido de Noiva - Inspiração fashion para noivas e estilistas" de Harriet Worsley...

Prepare-se que é hora de jogar o buquê!

Limara Lis
Alinhavos de Moda

4 comentários:

  1. Gostei, mas eu já me casei duas vezes, e não quero mais saber de vestido de noiva, pelo menos para mim, mas para os outros .... adoro ver e bisbilhotar. Tenha uma ótima semana. Bjs.
    Tuca.

    ResponderExcluir
  2. oi
    este livros só trás fotos? e não como fazer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso mesmo, não ensina a fazer...

      É pura inspiração e conta quem usou o primeiro vestido de noiva, os costumes de certas culturas, como foram os vestidos de certas princesas, celebridades, divas do cinema e etc. quem foi o estilista, qual o tecido e os detalhes e etc.

      Excluir