.

14 de nov de 2013

Casamento - Com que roupa eu vou?

Na moda atual os "códigos do vestir" são bem mais livres. Atualmente fala-se muito mais em estilo pessoal. A roupa é para ficar bem em você. E, dentro do seu estilo, o vestido de festa deve ser adequado ao horário, clima, e formalidade ou informalidade, requinte ou simplicidade da ocasião.

"Tenho um casamento no dia 29/11 as 20hs e dia 30/11 as17hs e não tenho nem uma ideia em que vestir.Tenho 54 anos,1.68m de altura e estou acima do peso com 67 quilos."
(Trecho do recadinho da leitora para o "Com que roupa eu vou?" do Alinhavos de Moda.)

Festa à tarde e à noite:

  • Para convidada de casamento à noite, após as 20hs, o usa-se vários comprimentos de vestido (bem comportados), mas em tecidos refinados e elegantes. Podem apresentar uma riqueza de bordados em pérolas, pedrarias, brilho e etc. As cores podem ser mais fortes e escuras e os tecidos podem ser, ou não, mais pesados;
  • Para convidada de casamento à tarde os tecidos também são nobres, porém os detalhes costumam ser menos luxuosos e mais discretos. As cores podem ser médias e alegres, os tecidos mais leves. Na dúvida, o comprimento até os joelhos é sempre acertado em qualquer horário.

O pretinho ainda é um salvador de roupas de festa...


    Vestidos para convidada de casamento
    Vestidos pretos deste site
    Código antigo, ainda em uso:

    • Para convidadas de casamento é permitido até o preto, que não é conveniente para madrinhas. Já o branco e cores claras e próximas ao traje da noiva ainda é considerado totalmente inadequado para todas.


    Os modelos longos e mais refinados ficam restritos à grandes eventos, mas o pretinho mais clássico e sem muitos detalhes, em comprimento médio, é curinga para várias ocasiões. Com acessórios poderosos pode ir até à festas mais formais e elegantes. 

    Muito além das cores do arco-iris...

    Dicas de vestido de festa para quem está acima do peso
    Quem souber a fonte deste vestido/inspiração por favor envie-me o link!

    Mas, como ninguém vive só de pretinho básico, atualmente as estampas também aparecem nos vestidos de festa. A gente se lembra que em outras épocas os trajes de festa podiam ser coloridos, mas eram sempre lisos: Para o dia as estampas mais suaves e discretas funcionam melhor, já para a tarde/noite as estampas de fundo escuro e até em padrões mais ousados como o "animal print", por exemplo.


    Dica para quem está acima do peso:


    • Se o busto é grande, o decote em "V" ou transpassado (cruzado na frente) sempre alonga silhueta e valoriza o colo. O corte império, ou cintura alta e marcada, (pouco abaixo do busto) em que a saia desce fluída, mas sem deixar volume é bom para a silhueta mais arredonda e pode disfarçar a barriguinha saliente. (O vestido acima vai bem casamento durante o dia, por exemplo.)
    • Para quem usa mangas, o vestido pode ter as mangas transparentes e vazadas (foto do preto acima), mais um exemplo.
    Encontrar o vestido certo, quando se tem medidas especiais ou um estilo diversificado, pode não ser tão simples. Por isso, muitas vezes é indicado que se faça o vestido de festa sob medida. As ideias podem vir de revistas de moda que se encontram nas bancas, de sites e blogs, e, de muita criatividade para adaptar o modelo ao seu manequim e estilo pessoal. E você mesma, ou uma outra pessoa que sabe costurar, é capaz de criar aquele vestido único e especial para arrasar nas festas.


    • (Este assunto poderá ter continuação...)

    Limara Lis
    Alinhavos de Moda

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário