.

25 de jan de 2014

Saia pareô e envelope: Minha nova mesma saia!

Uma única saia é pareô, envelope e saída de praia, conforme o jeito de amarrar e os complementos que usar. 

Saia que eu criei, confeccionei, usei e reciclei.
(Saia criada, confeccionada e reciclada por mim. Veja link abaixo.)

Pensando em verão, esta saia envelope, pareô ou saída e praia que eu fiz e publiquei faz um bom tempo, fez sucesso. Eu usei algumas vezes, tanto na praia quando na cidade, e até já me pediram emprestada. Mas, por ter um design diferente a peça chamava a atenção e eu acabei deixando só para  "arrasar" na praia; porém como moro longe do litoral ela estava engavetada.
Amarrações da saia pareô: Saia envelope, pareô e saída de praia
(Cruzar as pontas duas vezes, passar a tira pelas costas, voltar à frente, amarrar, esconder a amarração e ajeitar o drapeado.)

Então peguei minha tesoura, linha e máquina de costura e ganhei uma nova saia multiuso: Vai à praia e cidade com pelo menos duas formas de usar, pois conforme a amarração a saia se transforma em envelope ou pareô: Minha saia saiu da gaveta para viver mais um verão!
Esquema da saia pareô, envelope e saída e praia
(Gráfico simples da saia)

Para quem deseja fazer uma envelope, pareô ou o modelo com pontas em pétalas, este mesmo esquema AQUI pode ser adaptado para vários comprimentos. A abertura lateral também pode ser arredondada ou assimétrica. (O gráfico acima mostra duas faixas de tecido com 1.40 cm. de largura. A pence tem 12 cm. de comprimento e a distância entre elas foi de 17,5 cm. O comprimento da saia é o desejado e a sobresaia é cerca de  8 -10 ou 12 cm. menor, conforme a preferência. O cordão ou faixa tem 1, 40 cm. mais os centímetros  necessários para a volta e amarração.)

Amarre-se!

  • Amarração simples ou envelope: transpassa na frente, leva uma tira para as costas e volta na lateral, prende com um laço de uma só alça. (Blusa por dentro do cós)
  • Amarração envelope para usar com blusa por cima da saia: Mesmo passo acima, só que as tiras vão para as costas e voltam amarrando um pequeno nó ou laço, escondido na frente.
  • Amarração cruzada, ou pareô: Cruzar as pontas duas vezes, passar a tira pelas costas, voltar à frente, amarrar, esconder a amarração e ajeitar o drapeado.

Para entender a reciclagem veja como eu fiz a saia nos links acima ou neste clique. É uma saia com sobresaia do mesmo tecido. Eu retirei as pontas ou "pétalas" e mantive a barra de cima mais curta que a de baixo, o que mostra a leve transparência do tecido.

Limara Lis
Alinhavos de Moda